Manual de Estágio Supervisionado Sistemas de Informação UVV
Manual de orientação da disciplina Estágio
Supervisionado
Vila Velha – ES
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 4
2 A DISCIPLINA ESTAGIO SUPERVISIONADO 4
2.1 CONCEITOS 4
2.2- OBJETIVOS 5
2.3 FLUXO DE ATIVIDADES 6
2.4 PLANO DE TRABALHO 7
3 ATRIBUIÇÕES DOS AGENTES ENVOLVIDOS 8
3.1 COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO 8
3.2- PROFESSOR ORIENTADOR 8
3.3 – SUPERVISOR DE ÁREA 9
3.4 – ALUNO 9
ANEXO I – Modelo da Ficha de Interesse 13
ANEXO II – Modelo de declaração da empresa para indicação do Supervisor de Área 15
ANEXO III – Relatórios Parcial e Final 16
1 APRESENTAÇÃO
O presente manual, elaborado para normatizar o fluxo de atividades da disciplina Estágio Supervisionado do curso de Sistemas de Informação da Universidade Vila Velha, reúne e sistematiza as diretrizes e procedimentos técnicos, pedagógicos e administrativos da disciplina, visando à orientação dos agentes envolvidos: Coordenação do Curso, Coordenação de Estágio, Professores Orientadores, Supervisores de Área e Alunos.
2 A DISCIPLINA ESTAGIO SUPERVISIONADO
2.1 CONCEITOS
O estágio supervisionado, uma atividade integrante do curso de Sistemas de Informação, é desenvolvido em colaboração com empresas públicas, privadas, autarquias, paraestatais e de economia mista que desenvolvam atividades afins à Sistemas de Informação e que disponham, para fins de orientação, de profissionais habilitados. São considerados profissionais habilitados aqueles com formação superior e/ou com comprovada experiência técnica/profissional na área de computação.
As atividades de estágio podem ser desenvolvidas em qualquer área de Sistemas de Informação, com maior abrangência possível em cada área. São consideradas áreas de atuação, dentre outras: análise de sistemas, administração e projeto de banco de dados, desenvolvimento de software comercial e para web, administração de redes, infra-estrutura e suporte.
O estágio supervisionado