Mantis
Mantis
O Mantis é uma ferramenta Open Source cujo principal objetivo é registrar e acompanhar os bugs encontrados em um projeto, desde o seu nascimento até o seu fechamento. Neste cenário, o ciclo de vida gerenciado pelo Mantis inicia-se quando um bug é registrado; as fases seguintes são empregadas para a confirmação, correção, revisão e o fechamento do bug. Cada bug recebe um número seqüencial único a fim de identificá-lo durante as operações de consulta, relatórios e modificações. Por outro lado, diversas informações são agregadas ao bug durante as fases que compõem o seu ciclo de vida, como por exemplo, status, prioridade, severidade, comentários, anexos, etc.
Porquê usar Mantis?
O Mantis é adequado para manter um histórico e evolução da resolução de bugs em projetos de hardware/software. Os utilizadores podem inserir novos bugs, ver os bugs a serem resolvidos, os bugs já resolvidos, a documentação associado à resolução do bug e por fim analisar os dados estatísticos gerados automaticamente pelo sistema. Sendo licenciando com GPL, é um sistema aberto, que evita as dependências e limitações normalmente associados a sistemas proprietários. Conta também com uma grande comunidade de colaboradores. Além de gerir os dados sobre os bugs, de forma simples e prática, também alerta (notifica) os utilizadores através de mensagens de correio eletrônico, bem como atua no papel de RSS Feeder ao qual os utilizadores podem-se ligar para irem seguindo as evoluções mais recentes no estado do projeto e dos seus bugs.
Entre as diversas funcionalidades oferecidas pelo Mantis, devemos destacar as seguintes:
• Pode ser executado em qualquer plataforma que suportar PHP/Apache (Windows, Linux, Mac, Solaris, AS400/i5, etc);
• Suporta vários bancos de dados (MySQL, MS SQL, PostgreSQL);
• Suporta múltiplos mecanismos de autenticação (Interna, LDAP, HTTP Basic, Active Directory); • Traduzido em 68 línguas diferentes (incluindo