Lucíola – José de Alencar LITERATURA
Conta a história romântica de Lucíola e Paulo. Lucíola é uma cortesã de luxo do RJ em 1855. E Paulo um rapaz do interior que veio para o Rio para conhecer a Corte.
Paulo, ao chegar no Rio de Janeiro, vai com seu amigo chamado Sá, em uma festa na cidade, onde vê Lucíola e logo se apaixona, tendo-a em seu coração como uma jovem moça, meiga e angelical. Mas seu amigo fala sobre ela de maneira deplorável, cotando a Paulo que ela era uma prostituta interesseira e outras barbaridades sobre ela.
Mesmo com tudo o que já havia ouvido, Paulo continua pensando e lembrando de Lucíola e então descobre onde ela vive, indo até lá e se entregando inteiramente a ela.
Mas depois disso, Lucíola passa a ser vulgar e mesquinha com Paulo, desprezando seu amor como Sá havia o avisado.
Algum tempo depois, Paulo estava presente em uma festa onde Lucíola estava também, talvez fosse em um Bordel, e então ela estava despida na frente de todos os convidados. Assim, Paulo viu tudo o que diziam sobre ela e resolveu ir embora, decepcionado.
Lucia se arrependeu, foi atrás de Paulo e assim eles se reconciliaram, passando a se amarem muito, e ela dedicando todo seu amor somente à ele, resolveu contar toda sua história à Paulo.
Seu nome verdadeiro era Maria da Glória, e em 1850, houve o surto da Febre Amarela, que atacou toda sua família, onde apenas ela, com 14 anos, havia sido poupada.
Vendo que era a única que podia ajudá-los, entregou-se então a um ricaço chamado Couto, para poder pagar os medicamentos, mas este passou a desprezá-la, e quando seu pai descobriu este relacionamento, indignado, expulsou-a de casa.
Após Lucíola fazer uma longa viagem para a Europa, quando voltou ao Brasil, encontrou apenas sua irmã mais nova, Ana, e então passou a tomar cuidado da pequena menina.
Paulo se comoveu muito com a história da amada, e após a confissão os dois passaram a se entender perfeitamente. Mudaram-se então para uma casa mais retirada, e passaram a viver como