LOGISTICA
TCC
GESTAO AMBIENTAL NO VAREJO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LOGISTICA REVERSA EM SUPERMERCADOS DE MÉDIO PORTE
INTRODUÇÃO
A participação do varejo na economia brasileira estimulou o desenvolvimento do setor supermercadista nacional que vem passando por transformações constantes ne participando de maneira significativa do consumo de produtos em larga escala.
A diminuição do poder de compra do trabalhador e o aumento da competitividade no setor, levaram os varejistas a procurar alternativas.
A busca continua de novas soluções e a melhor exploração de todos os processos tornam-se relevantes para a sustentação da empresa . Aspectos como a busca da qualidade e melhor compreensão do relacionamento com o cliente, melhor gestão de custos e, o aproveitamento que seriam descartados.
Atualmente, o setor de varejo vem se expandido e apresentando várias tendências como, lojas de conveniência, supermercados 24 hs, podendo aumentar a concorrência para os supermercados tradicionais. Gerando aumento da globalização, a consolidação do setor , aliança com fornecedores, varejo virtual e melhora no sistema de auto-serviço.
Para os supermercados, a logística reversa pode gerar uma nova possibilidade de lucro.
Vários autores citados, explicam a importância do aproveitamento dos resíduos e como consequentemente podem se tornar rentáveis para a empresa, além de registrar uma imagem de responsabilidade sócio ambiental para a empresa.
Essa questão de aproveitamento de resíduos, passa a criar um fluxo reverso das sobras de embalagens e de produtos que seriam descartados. Desta forma, o aproveitamento econômico pode contribuir para a redução dos impactos ambientais e sociais.
Hoje em dia, a maioria das empresas fornecedoras se preocupam com a logística de abastecimento e o planejamento e controle de entrega e permanência do produto à disposição do cliente, poucas empresas se preocupam em resgatar embalagens ou produtos que seriam descartados e