Literatura
A literatura é uma arte na qual como principal instrumento utilizamos o infinito universo de palavras existentes em nossa língua. Existiram e ainda existem diversos "mestres" na arte de manobrar e controlar as palavras, assim como várias formas de usá-la. Muitas vezes contam histórias, compartilham informações ou até transmitem sentimentos e ritmos com os quais somos capazes de interagir.
Quando pensamos em literatura, logo nos vem a cabeça livros, poesias e músicas, porém, a literatura está presente em muitas coisas no nosso cotidiano: filmes, séries, jornais, revistas, costumes diversos... Tudo é literatura! Podemos até não perceber, mas estamos quase sempre em contato direto com ela. Por exemplo, ao assistir um filme, ter um livro de cabeceira, escrever um diário, cantar uma música de ninar ou simplesmente anexar um bilhete ao mandar flores para alguém.
Não apenas estamos exercendo literatura, ela vai além disso. Nos ensina algo, contextualiza, nos faz pensar, moldar ideias e ter senso crítico. Novelas são típicos exemplos, a maioria tenta mostrar a realidade através de uma ficção, ou seja, as pessoas, assim como os lugares e nomes são fictícios, mas os sentimentos, os costumes e a problemática apresentada pelo autor, é sempre real. E junto com as novelas, estão as séries. Nelas, existem diversos papéis a serem interpretados. É como uma obra planejada por um engenheiro, nesse caso, o autor. Tudo que está no papel passa a se tornar real no momento em que começam as gravações. Construímos aos poucos, a cada episódio, uma ligação com a história. Essa, já escrita anteriormente, através de um roteiro.
Assim como nos livros, as séries possuem gêneros dos mais diversos: terror, romance, drama, comédia, entre outros. E, como todos sabem, a maioria delas surge a partir destes livros. Assim, concluímos que a origem de muitas coisas é a literatura. É o ato de refletir e utilizar a palavra como meio de transmissão dessa reflexão.
Uma série