Literatura Mo Ambicana Job

5420 palavras 22 páginas
Introdução
O presente trabalho aborda o tema vida e obra dos autores Moçambicanos, onde ira debruçar-se da vida e obra de cada autor, onde vamosfalar de Paulina Chiziane, Armando Guebuza, Rui de Noronha, José Craveirinha, Alberto Carreiro, entre outros. Com o objectivo de conhecer os autores que fazem parte da literatura moçambicana.António Rui de Noronha
António Rui de Noronha- plural nascido a 28 de Outubro de 1909 em Lourenço Marques, hoje, Maputo, e falecido a 25 de Dezembro de 1943, na mesmacidade, desde logo mostrou e deixou transparecer na sua vida e na escrita, um temperamento recolhido, uma personalidade introvertida. Foi sem dúvida, um homem infeliz, nunca chegou o grande sonho depublicar o seu livro de poema, que se diz ter intitulado lua nova. Seria, postumamente, um grupo de amigos. Que viria a cumprir o seu desejo, ao publicar, em 1943, sonetos em parte composto de sonetospublicados na impressa local. Muitos dos seus poemas. Porem ainda se encontrar inéditos, ou estão esquecidos na impressa, como é o caso de “ o brado Africano “na década 30.
A obra de Rui de Noronhaficara marcada como o primeiro sinal expressivo. O precursor mesmo de uma nova fase da poesia moçambicana, que viria mais tarde a alcançar o verdadeiro ponto de rutura com o passado.
Rui de Noronhamanifesta a sua intensão e consciencialização da necessidade de moçambicanizar os modelos estéticos tradicionais.
Portugueses: incorpora, em muitos poemas discursividades/ palavras e expressões, própriasde Moçambique.
Outros autores
Sulemane Cassamo;
José Craveirinha;
João dos Santos Albazine;

Heliodor dos Santos Baptista; Rui Khopfli;
Luís Bernardo de Honwana;
Mia Couto;
Noémia de Sousa;Paulino Chiziana;
Juvenal Bucuane;

João Dias;
Ungulane Baka Khossa;
Nelson Saúde;
Carlos dos Santos.
Relação jurídica
Mia Couto
Nota biobibliografia resenha das obras publicadas.
Leitura...

LITERATURA MOÇAMBICANA – PERIODIZAÇÃO 1º Período, que vai das origens da permanência dos portugueses naquela

Relacionados