lista de abelhas
APIFORMES latim: apis, is = abelhas; forma, ae = que tem a forma de nome popular: abelha
Filo Arthropoda
Classe Hexapoda
Ordem Hymenoptera
Superfamília Apoidea
Número de espécies
No mundo: 20.000 (estimado)
No Brasil: 3.000 (estimado)
Estimadas no estado de São Paulo: 1.000
Conhecidas no estado de São Paulo: 729
Euglossa townsendi
belhas ocorrem em todo o mundo, desde regiões frias, até desertos, matas tropicais úmidas e ilhas oceânicas. As abelhas são, em geral, mais robustas e pilosas em relação às vespas e apresentam pelo menos alguns pêlos plumosos, principalmente no tórax (nas vespas, os pêlos são todos simples), e o basitarso da perna posterior é achatado e mais largo que os demais tarsômeros.
As abelhas são, em sua maioria, fitófagas (fornecem pólen misturado com néctar ou mel, e/ ou óleos florais e produtos glandulares, às larvas), e desempenham importante papel nos ecossistemas, como agentes polinizadores.
São raros os trabalhos que tratam especificamente sobre a fauna de abelhas do estado de
São Paulo. Os principais acervos com representantes desta região encontram-se no Museu de
Zoologia da USP, coleção do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia Ciências e
Letras de Ribeirão Preto, e na coleção Moure da Universidade Federal do Paraná. A fauna de abelhas que ocorre no estado de São Paulo é bastante complexa, havendo sobreposição de elementos de diferentes padrões de distribuição e componentes biogeográficos, relacionados com a história geológica e climática dos continentes; a faixa atlântica, que vai desde o RS até a BA, constitui uma região de endemismos. Embora não existam registros de espécies extintas no estado, algumas abelhas sem ferrão, que dependem de ocos de árvores para construção de seus ninhos, desapareceram em áreas onde a vegetação natural foi substituída por pastagens e cultivos agrícolas, ou urbanizadas. Programas conservacionistas devem levar em conta o papel fundamental