Linguagem e sua importância
Aristóteles
Para Aristóteles a linguagem é uma ferramenta do pensamento e tem como função fazer representações. Quando nomeamos as coisas é que elas passam a existir!
Política
Autor afirma que somente o homem é um "animal político", isto quer dizer que o homem é um ser social e somente ele é dotado de linguagem.
Diferença dos homens de outros animais: enquanto os animais possuem a voz, o homem possui a palavra e a partir dela ele exprime suas ideias, seus pensamentos, opiniões, etc.
Para fazer parte de um corpo social e também da política, o homem precisa ter em comum com o todo social os valores, (bom e mau, justo e injusto) que somente são expressos através da linguagem.
Rousseau
Nessa mesma linha segue o filósofo Rousseau. O Filósofo considera que a linguagem nasce de uma profunda necessidade de comunicação. A ideia é:
O homem quando foi reconhecido ou reconheceu outro semelhante a si mesmo ele teve o desejo e a necessidade de comunicar-lhe o seus sentimentos e pensamentos, a partir daí eles criaram meios para alcançarem esses objetivos.
Assim como Aristóteles,Rousseau dirá que aquilo que diferem homens e animais é a palavra e a linguagem é aquilo que distinguirá uma nação de outra: "Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado!
Rousseau diz que a linguagem humana teria evoluído gradualmente, a partir da necessidade de exprimir os sentimentos, até formas mais complexas e abstratas. Para Rousseau, a primeira linguagem do homem foi o "grito da natureza", que era usado pelos primeiros homens para implorar socorro no perigo ou como alívio de dores violentas. À medida que as ideias dos homens começaram a estender-se e a multiplicar-se é que se estabeleceu entre eles uma comunicação mais íntima, procuraram sinais mais numerosos e uma língua mais extensa
Hjemslev
Linguista contemporâneo dinamarquês nasceu em Copenhague, afirma que a linguagem é a base mais profunda da sociedade humana:
"a linguagem é