Ligações quómicas

255 palavras 2 páginas
- CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
CCEAT – Centro de Ciências Exatas, Agrárias e Tecnológicas
Departamento de Engenharia Elétrica
Química Aplicada nome/Ra Ligações Químicas
As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iônicas ou metálicas. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas, elas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que se mantém unidos via a denominada ligação iônica. Como exemplo tem-se o cloreto de sódio:

Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido ou dissolvidos, mas não quando sólidos.
Outro tipo de ligações químicas ocorre através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente: é aquela onde os átomos possuem a tendência de compartilhar os elétrons de sua camada de valência, Neste tipo de ligação não há a formação de íons, pois as estruturas formadas são eletronicamente neutras, como o exemplo abaixo, a água:

Existe também a ligação metálica onde os elétrons das últimas camadas dos átomos do metal soltam-se dos respectivos íons formados e passam a se movimentar livremente entre todos os íons de forma a mantê-los unidos. Um átomo encontra-se assim ligado não apenas ao seu vizinho imediato, como na ligação covalente, mas sim a todos os demais átomos do objeto metálico via uma nuvem de elétrons de longo alcance que se distribui entorno dos mesmos. Por exemplo, o Aço, constituído por Fe e

Relacionados

  • Ligaçoes quómicas
    1903 palavras | 8 páginas
  • Quimica Coloidal
    6267 palavras | 26 páginas