Liderança
Disciplina: Gestão de pessoas
Professora: Lindalva
Período: 6º
Data: 22/07/2013
UFF – Itaperuna
LIDERANÇA
Na busca de obter resultados por intermédio de pessoas, o Administrador convive com a missão de liderar profissionais.
O profissional, conjugando treinamento especializado, dedicação e perseverança, pode desenvolver essas características e habilidades, facilitadoras da liderança situacional.
A falta de consenso sobre o assunto e o caráter evolutivo das ideias mais aceitas, sugerem que a liderança constitui algo situacional, dinâmico e profundamente ligado a natureza humana.
Introdução
- Conceito de liderança
Liderança é a capacidade de exercer influência sobre as pessoas. Sem liderança, não há Organização.
Não se confunde “chefia” ou “gerência” com “liderança”. Na Organização, a gerência possui finalidade específica: conseguir que as pessoas cumpram seu papel.
A obtenção do comportamento para o papel do indivíduo não caracteriza o exercício da liderança, uma vez que a influência acontece em decorrência de estímulos consequentes a normas, sobre as quais o profissional pouco tem como atuar durante o exercício da atividade.
Na organização, é a liderança que dá condições de existência ao trabalho em equipe.
O líder obtém a cooperação entre as pessoas, estabelecendo, mantendo, desenvolvendo uma direção aceita por todos, promovendo a convergência de diferentes percepções, interesses e objetivos.
Sem a presença do líder, as pessoas terão dificuldade até para dar conta dos requisitos de papel, porque à sinergia se sucederá a entropia do microssistema que eles constituem.
- Poder e liderança
Poder distingui-se de liderança. A liderança representa uma forma de poder.
O poder deriva de fontes externas e internas.
Entre as externas, encontram-se riqueza, posse de bens, posição na hierarquia organizacional, participação em grupos de interesse e outros.