Liderança cristã
Michely Cristiny Brancaglion
João Célio Dolada
Igreja do Evangelho Quadrangular 3ª Região
Teologia / (E.A.D) – Liderança 1
01/06/2011
RESUMO No texto abaixo iremos explanar sobre a questão da liderança, principalmente a liderança de Jesus Cristo. Conheceremos os conceitos de liderança e de líder, as características necessárias para um bom líder e como Jesus conseguiu pegar doze pessoas, que estavam longe de serem perfeitas, e capacitá-las e motivá-las a cumprir um objetivo em comum com tanto sucesso.
Palavras-Chave: Liderança; Líder; Jesus
1 INTRODUÇÃO Existem inúmeros artigos, estudos, teses, cursos e palestras sobre liderança. É um dos temas mais abordados no mundo dos negócios. Mas de onde surgiu essa preocupação, essa necessidade de se estudar e entender a liderança? Baseado em que ou em quem? Ao longo da história, tivemos muitas pessoas que de alguma forma conseguiram mudar o rumo da política, da filosofia, da ciência, da religião. Pessoas que serviram, e servem, até hoje, de exemplo para muitos. Pessoas que exercem influência sobre outras pessoas. E uma dessas pessoas é Jesus Cristo. Há mais de dois mil anos, Jesus já exercia a liderança, pois ele tinha a habilidade de fazer com que milhares e milhares de pessoas o seguissem e o obedecessem de forma espontânea, dedicada e motivada rumo a um objetivo... A salvação.
2 O CONCEITO DE LIDERANÇA E LÍDER A liderança é a capacidade de orientar, dirigir, analisar e influenciar pessoas em direção a um objetivo comum. É a habilidade de motivar as pessoas a trabalharem de forma voluntária e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Segundo James C. Hunter (2004, p.25): “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem comum.” No ponto de vista bíblico (Mateus 20), a liderança está relacionada com