Leucemis

2297 palavras 10 páginas
1. Introdução
A leucemia é uma doença maligna com origem nas células imaturas da medula óssea. A produção de glóbulos brancos fica sem controle e a medula óssea saudável não funciona de maneira perfeita, e com isso ocorre a diminuição significativa na produção de células normais, sendo assim surgem o aparecimento de anemias, infecções e hemorragias. Existem muitos tipos de leucemia, com característica do tipo de célula infectada; elas podem ser aguda ou crônicas; mielóides ou linfócitas (ABECASIS, 2OO4).
A leucemia aguda caracteriza-se pelo crescimento rápido de células sanguíneas saudáveis, já á crônica é caracterizada pelo crescimento e acúmulo de células sanguíneas maduras, porém anormais. Quando afeta as células linfócitas é denominada linfóide, quando afeta as célualas mielóides denomina-se mielóide. O tratamento adequado para a leucemia deve ser iniciado imediatamente após a sua descoberta, pois sua evolução é rápida (FONTES, 2014).
Não se conhece a causa específica dessa doença, mesmo que tenha sido transmitida por vírus não é contagiosa. A possibilidade de ser genética, a pessoas que nasçam com anomalias cromossômicas, que podem aumentar a possibilidade da doença se desenvolver no indivíduo. A estudos que provam que doentes tratados com Quimioterapia e Radioterapia, podem com o passar do tempo desenvolver Leucemia. Existem exames que podem apontar possíves indícios de Leucemia, tais como: Hemograma, Exame físico e o Mielograma (ABECASIS, 2004).
O tratamento deve ser moldado de acordo com o tipo de leucemia e característica do paciente. A alguns anos atrás, o câncer era uma doença muito mais temida e dolorosa; hoje, no entanto a expectativa é diferente, com o avanço os tratamentos e a doença se tornaram muito mais curáveis, em relação ao que acontecia à décadas atrás (FONTES, 2014).
Em 2014, devem surgir 576.580 novos casos de Câncer no Brasil, a evolução da doença pode ser evitada, mas muitos pacientes evitam fazer o exames necessários, por medo do

Relacionados

  • dfsdfsdf
    21529 palavras | 87 páginas
  • Saude em destaque
    63853 palavras | 256 páginas
  • Resumão Farmacologia
    83232 palavras | 333 páginas