LEUCEMIAS MIEL IDES CRONICAS

1023 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

LEUCEMIAS MIELÓIDES CRÔNICAS
As Leucemias mielóides crônicas (LMC) ocorrem mias frequentemente na meia idade, e a maioria dos pacientes apresenta uma substituição da medula normal por células com um cromossomo anômalo do grupo G, o cromossomo Filadélfia ou Ph. Esta anomalia é resultado de uma translocação recíproca envolvendo a banda q34 do cromossomo 9 e a banda q11 do cromossomo 22. O oncogene celular c-ABL, que codifica uma proteína tirosina cinase [TPK], é translocado para uma região do cromossomo 22 contendo um conjunto de pontos de quebra [BCR], Parte do BCR [a região 5’] permanece no cromossomo 22 e a região 3’ é deslocada para o cromossomo 9 juntamente com o oncogene c-SIS (que codificada uma proteína com alto grau de homologia a uma das duas subunidades do fator de crescimento derivado das plaquetas). Como resultado da translocação para o cromossomo 22, torna-se um mRNA BCR/c-ABL quimérico, que resulta na síntese de uma proteína de 210 KDa, com atividade TPK altamente potencializada se comparada com o produto de 145 KDa do oncogene c-ABL. Esta fusão pode ser detectada pelo método de hibridização fluorescente in situ (FISH).
A LMC Ph- também apresenta uma translocação do c-ABL para o cromossomo 22, rearranjo da região BCR e a presença da cinase de 210 KDa. Os casos que não apresentam estas características podem ser variantes de mielodisplasia.
Há casos de LLA Ph+ que apresentam uma anomalia molecular semelhante àquela típica de LMC Ph+, embora alguns casos apresentem um ponto de quebra no cromossomo 22 fora da região BCR, mas no primeiro intron do gene (ponto de quebra menor ou m-BCR). Nestes casos, o produto do gene translocado c-ABL é uma proteína de 190 KDa também com atividade TPK potencializada.
SINAIS CLÍNICOS
Os sintomas estão relacionados ao hipermetabolismo e incluem anorexia, sensação de fadiga, perda de peso e sudorese noturna. A esplenomegalia é comum e frequentemente maciça. Podem haver sinais de anemia,

Relacionados

  • HEMATOLOGIA RESUMO MED
    34322 palavras | 138 páginas
  • Imuno Med Resumo
    36657 palavras | 147 páginas