Leitura e escrita - muito prazer
Proponente: Maria de Lourdes Gusmão Ferraz
Instituição: Prefeitura da Cidade do Recife – PCR
Lug.ferraz@gmail.com – (81) 86945819/ (81) 91625819/ (81) 33620784
Ementa para Avaliação:
A Oficina Leitura e Escrita: Muito Prazer, tem por objetivo mostrar que é possível trabalhar a Interdisciplinaridade, numa perspectiva inclusiva e lúdica, a partir de um outro tipo de texto, que não o texto de Língua Portuguesa escrito, como acreditam os professores, em sua maioria.
Far-se-á uma Leitura de Mundo através da Leitura de Imagem de uma obra de Albert Eckout (1610-1666) – Composição com cabaças, frutas e cactos – pintor e desenhista neerlandês que veio à Pernambuco na comitiva do então governador Maurício de Nassau com o plano de retratar o Brasil holandês, o povo que aqui vivia, a belíssima fauna e flora das terras ocupadas. Os participantes terão a oportunidade de fazer uma releitura da obra através de diferentes técnicas (desenho, recorte e colagem, pintura...), como também conhecerem a biografia do autor e criarem a sua própria biografia.
Ementa para Divulgação:
Albert Eckout (1610-1666), pintor, desenhista, artista plástico e botânico neerlandês veio a Pernambuco para retratar o Brasil holandês. O seu trabalho – obras etnográficas e naturezas-mortas – retrata a população, os indígenas, a flora e a fauna da região Nordeste do Brasil, viajou pelo mundo e encontra-se, hoje, preservado no Instituto Histórico e Geográfico do Brasil.
Serão disponibilizadas 40 vagas para Adolescentes e Jovens, 01 vez ao dia, nos dias 12/07 e 13/07 em uma carga horária mínima de 100 minutos.