Lei da Gauss
Na Física, lei de Gauss é a lei que estabelece a relação entre o fluxo elétrico que passa através de uma superfície fechada e quantidade de carga elétrica que existe dentro do volume limitado por esta Superfície. A Lei de Gauss tem a sua contribuição para a astronomia, para a medição e o formato da Terra. A mesma refere-se à relação entre o fluxo de campo elétrico que atravessa uma superfície fechada com a carga elétrica.
• Fluxo Elétrico Φ
O fluxo de campo elétrico, , é o que mede o número de linhas de campo através de uma superfície gaussiana (que é Superfície fechada tridimensional e imaginaria utilizada em Eletromagnetismo para o calculo do Campo Elétrico e Fluxo Elétrico através da Lei de Gauss).
A quantidade de linhas de campo associadas a uma distribuição de carga elétrica é regular a carga de distribuição Com isso, quanto maior a carga, maior é a quantidade de linhas de campo. Linhas de campo não se cruzam.
O fluxo do campo elétrico através de uma superfície fechada S que rodeia as cargas , e é , onde é a carga total no interior da superfície fechada S
De Acordo com a figura ao lado, uma superfície Gaussiana Esférica. Se os vetores campo elétrico tem o mesmo modulo e apontam radialmente para fora da superfície em todos os pontos podemos concluir que existe uma carga positiva no interior da superfície e que essa carga possui a simetria esférica.
Não se pode deixar de considerar que na Lei de Gauss a força Elétrica é proporcional ao Inverso do quadrado da distancia. É esse fato que faz com que o fluxo de Então dependa da “superfície gaussiana” escolhida, mas somente das cargas que estão localizadas no interior da superfície. O cálculo do campo elétrico torna-se “aparentemente” fácil na lei Gauss se comparada à Coulomb porque para tal é necessária a escolha de uma superfície fechada e estratégica, já na Coulomb não dá para determinar uma simetria especifica porque as cargas estão distribuídas num todo.