Lazer
O mesmo Aristóteles propagou a dedicação de corpo e alma à elevação do espírito, beneficiando-se dos escravos esterilizando assim oito séculos no pensamento ocidental quanto ao valor do lazer. Após o Renascimento, a força humana começou a ser substituída pela inorgânica, iniciando-se os primeiros passos na direção do pensamento iluminista e da revolução industrial. Aparece então a economia moderna, caracterizando um tipo de vida que estimula o consumismo, a acomodação ao ócio e o gozo forçado. Enquanto a ociosidade declinava, a recém-aparecida noção de lazer iniciava sua ascensão na vida do trabalhador.
Atualmente podemos afirmar que o termo tempo livre também está carregado dos mesmos sentidos, embora fique evidente, já nas primeiras aproximações, que os fenômenos lazer e ócio necessitam de um tempo liberado ou livre e resguardam relação com liberdade. O termo lazer é utilizado de forma crescente, podendo ser empregado em sua concepção real ou ser associado a palavras como entretenimento, turismo, divertimento e recreação, porém o sentido do lazer é tão polêmico quanto a origem e o sentido do termo ócio.
Conceitos de Lazer
O conceito de lazer ou também conhecido como “ócio” vem da etimologia latina otium, o que significa descanso. Mas para chegar a uma