Laudo
Entre as exigências da NR-10, está o laudo técnico das instalações elétricas, que a empresa deve manter à disposição da fiscalização:
10.3.2.7.1 – Deve ser fornecido um laudo técnico ao final de trabalho de execução, reforma ou ampliação de instalações elétricas, elaborado por profissional devidamente qualificado e que deverá ser apresentado pela empresa, sempre que solicitado pelas autoridades competentes.
Embora seja uma exigência, a NR-10 não esclarece o conteúdo desse laudo. Dessa forma, buscando oferecer uma ferramenta de auxílio em relação ao cumprimento desse item da Norma, estamos apresentando aqui um roteiro para elaboração do Laudo
Técnico de Instalações Elétricas. Considerando que a NR-10 exige o cumprimento das normas técnicas oficiais, este roteiro tem por base algumas das prescrições estabelecidas pela NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão, norma técnica editada pela
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O Laudo Técnico da Instalação Elétrica, segundo o modelo aqui sugerido, deverá abranger os seguintes itens:
1. Documentação da Instalação
2. Manual do Usuário da Instalação
3. Resultados da Inspeção Visual
4. Resultados dos Ensaios Realizados na Instalação.
Vejamos agora a descrição de cada um desses itens.
1. Documentação da Instalação:
Essa documentação se refere ao projeto da instalação, que deverá conter, no mínimo:
a) plantas;
b) esquemas elétricos;
c) detalhes de montagem, quando necessário;
d) memorial descritivo;
e) especificação dos componentes da instalação: descrição sucinta dos componentes, características nominais e norma(s) a que devem atender.
Obs.: Se o trabalho de execução, reforma ou ampliação não foi precedido de um projeto específico ou se ocorrerem modificações no projeto original, os itens acima relacionados devem ser revisados de acordo com o que foi efetivamente executado ( projeto “como construído” – “as built” ).
2. Manual do Usuário
Para