Laudo de Avaliação Ergonômica
A
ESCOLA BANDEIRANTE
A/C.: DIRETORIA
Ref.: Elaboração de Laudo de Avaliação Ergonômica
Prezados,
Conforme solicitação, apresento proposta para elaboração de um laudo de avaliação ergonômica na Escola Bandeirante, conforme estabelece a Norma Regulamentadora (NR-17).
O laudo não tem validade por um ano, e deve ser refeito apenas quando há mudanças significativas na estrutura da empresa. Este documento apresenta soluções encontradas para as condições de trabalho que podem acarretar problemas futuros nos colaboradores, bem como adaptações às atividades desempenhadas no dia a dia e as características físicas daqueles que as desempenham.
Alguns empregadores esperam sofrer alguma punição pela fiscalização trabalhista, ou alguma ação judicial por parte de seus colaboradores para perceberem a importância de estudar os temas : Ergonomia e Segurança do Trabalho. Certamente este não é o caminho mais inteligente, já que o custo com indenizações e multas normalmente é muito maior do que o investimento em um laudo ergonômico, em uma consultoria ergonômica e em equipamentos que trarão melhor produtividade e saúde aos seus funcionários, evitando inclusive prejuízos com afastamentos em função de doenças ocupacionais – LER/ DORT.
I. IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS
Ruído de 68 db(A), o permitido conforme a NBR 10152 é de 65 db(A).
Organização no embarque e desembarque dos alunos.
Escada desgastada pelo uso.
Filtro de garrafão no corredor.
Desvio de função (professoras realizando trocas de garrafão no filtro, além de as mesmas serem monitoras nas aulas de piscina).
Banheiro misto para os funcionários no terceiro andar.
Ausência de banheiro no terceiro andar para os alunos, já que existe 05 salas de aula.
Jardim interno, com planta “coroa de cristo” inadequada para o local, planta tóxica.
Ausência de vestiário para os alunos nas aulas de piscina.
Ausência de um profissional (professor de educação física) nas aulas de piscina.