Lar seguro
Plano de Negócios “Descomplicado”
Prof. Francisco Alvino
Plano de Negócios
Defina o conceito e planeje o seu negócio Para o Sebrae:
O empreendedor deve construir um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade. No plano de negócio ficam registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará o novo empresa. E lembre-se que o plano de negócio não é um documento fechado em uma gaveta, mas um projeto vivo que você deve manter sempre atualizado.
O Plano de Negócios é como um mapa!
É um roteiro de viagem contendo: o início e qual é o objetivo. Quem irá na viagem, descreve com detalhes as etapas, quanto custará e concluí sinalizando se é ou não uma boa opção de viagem
O Plano de Negócios pode ser dividido em duas partes
O passo-a-passo de um bom plano de negócios 1 - Sumário executivo É uma descrição clara e concisa do negócio. Evite hipérboles como "modelo revolucionário" ou "tecnologia de última geração". O plano serve para mostrar que o modelo é sustentável. E não para impressionar as pessoas.
2 - O produto Mantenha o foco. Não tente ser tudo para todos. Inclua um cronograma lógico para aumentar a oferta de produtos. Ao descrever o seu produto ou serviço, deverá deixar bem claro suas vantagens e benefícios. Citar aspectos que levarão o consumidor a escolher o seu produto/serviço, em vez de outros disponíveis no mercado
3 - O mercado e a concorrência Mostre em detalhes o mercado em que pretende atuar. Quem ganha dinheiro? Como ganha? Quem são os clientes? Use dados disponíveis na literatura de negócios e nas análises de consultorias e bancos de investimentos.
4 - Planejamento de