LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS

1272 palavras 6 páginas
PROJETO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS

Nelson Oliveira dos Santos Cunha
Paulo Cesar de Albuquerque Macedo

2013
1 - INTRODUÇÃO
Um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais da educação profissional é a integração entre a teoria e a prática. Esta relação deve estar bem balanceada, uma vez que a falta de uma delas, com certeza vai resultar numa formação de baixa qualidade. Se faltar conteúdo teórico, tem-se um profissional incapaz de se adaptar às diversas situações do cotidiano, tornando-se um mero cumpridor de rotinas, sem flexibilidade para resolver as questões mais complexas e inerentes à sua profissão. Por outro lado, não é concebível que, principalmente para o profissional de nível técnico, seja oferecido educação profissional sem a necessária carga mínima de atividades práticas relacionadas à profissão. Tal profissional não terá completado sua formação, tendo sido deixado de lado competências e habilidades que só são possíveis de se desenvolver com alguma aplicação prática do que foi estudado teoricamente.
Na formação do Técnico em Contabilidade, esta lacuna deve ser preenchida através da prática contábil. Atualmente, os cursos técnicos em contabilidade, não possuem condições de proporcionar qualquer tipo de prática contábil aos alunos, uma vez que tais atividades exigem recursos físicos, principalmente tecnológicos, que não estão disponíveis na unidades educacionais.
Nesse contexto, foi idealizado o projeto para implantação do Núcleo de Práticas Contábeis e Administrativas (NPCA). Este Núcleo surge, em primeiro lugar, como uma proposta de revitalização dos cursos técnicos em Contabilidade, que agora demanda uma nova abordagem fundamentada nas tecnologias de informação que sustentam as práticas contábeis nas organizações. O NPCA é uma excelente oportunidade para que sejam desenvolvidos novos modos de integração entre a teoria e a prática, ampliando os meios que possibilitem a

Relacionados