Kurt lewin
Análise do comportamento e a construção social do conhecimento
Bernard Guerin
Trabalho realizado pelos Discentes:
Emerson Tolentino e Jurhana Ribeiro,
Aplicado pelo Docente: André Wilson N Veloso
Do curso: Psicologia, 6º semestre, Noturno,
Para a disciplina: Fundamentos do Behaviorismo
Guanambi-BA maio/2014 Analistas do comportamento têm feito análises experimentais e conceituais de muitos fenômenos tradicionalmente estudados pela psicologia social, incluindo processos como cooperação, competição, comparação social, comportamento de ajuda, crenças e processos de interdependência, é por essa maneira que alguém percebe, ou pensa sobre esses processos sociais, que determina parte do comportamento para os psicólogos sociais.
O atual interesse da psicologia social é a construção social do conhecimento ou representações sociais. As diversas abordagens conceituam que muito do que conhecemos é aprendido pelo social, pela convivência com outras pessoas, tudo é construído socialmente.
O artigo traz estudos que emergiram duas abordagens modernas; as de Kenneth J. Gergen e Serge Moscovici. Gergen elucidou a estrutura ampla do construcionismo social, e Moscovici tem contribuído mais com os processos sociais psicológicos. Gergen em sua teoria coloca quatro pressupostos para explicar os processos pelos quais as pessoas lidam com o mundo.
O primeiro pressuposto é que nossas relações com o mundo nem sempre correspondem ao mundo real. Aquilo que consideramos como nossa experiência do mundo determina por si só os termos em que o mundo é compreendido. Como por exemplo a raiva, que é um substrato construído socialmente, e não apenas biologicamente dado.
O segundo pressuposto é que os termos que usamos para explicar o mundo são também produtos sociais, que surgem de uma “tarefa ativa e cooperativa de pessoas que se relacionam” Os termos com os quais entendemos o mundo são artefatos sociais, produtos