KKKK'
O câncer é o crescimento descontrolado, provocado pela proliferação contínua de células anormais, com capacidade de invasão e destruição de outros tecidos. O câncer, que pode surgir de qualquer tipo de célula e de qualquer tecido do organismo, não é uma doença única, mas um grande número de doenças classificadas de acordo com o tecido e o tipo de célula de origem. Há centenas de formas distintas, sendo três os principais subtipos: os sarcomas originam-se do tecido conjuntivo e dos tecidos de suporte, como osso, cartilagem,
Músculo, vasos sangüíneos e gordura. Os carcinomas, que incluem as formas mais freqüentes de câncer humano, procedem dos tecidos epiteliais, como a pele e os tecidos glandulares da mama e da próstata. Os carcinomas que procedem do tecido glandular são chamados de adenocarcinomas. O terceiro tipo, leucemias e linfomas, incluem os canceres dos tecidos formadores das células sangüíneas e é caracterizado pela dilatação dos nódulos linfáticos, a invasão do baço e da medula e a superprodução de glóbulos brancos imaturos. O câncer é a segunda maior causa de morte de adultos no mundo ocidental, e é uma das principais causas de morte por doença em crianças de 1 a 14 anos. No entanto, apesar disso, ainda é raro em jovens.
Em muitos aspectos, o câncer é uma obra do acaso, uma infeliz ocorrência de um erro genético com agressão ambiental, porém o fator predominante é, sem dúvida, o comportamento humano como o tabagismo, maus hábitos alimentares, sedentarismo, etc. por isso sempre devemos nos cuidar e a quaisquer sintomas anormais.
Devemos procurar um médico. Pois a câncer sempre foi palavra assustadora para todos, mesmo para os médicos. Quando recebem este diagnóstico, muitos têm a reação de quem acabou de ser condenado à morte. Apesar das informações e dos grandes avanços terapêuticos obtidos na área, nos últimos anos, a primeira reação ainda é de desespero.
Existem, no entanto, muitas idéias erradas em nosso meio sobre o câncer. Hoje em