Katharine Kolcaba

2757 palavras 12 páginas
Introdução

A teórica Katharine Y. Kolcaba nasceu nos Estados Unidos da América, na cidade de Cleveland, Ohio. Graduou-se em Enfermagem em 1965, pela St. Luke’s Hospital School of Nursing. Em 1987, especializou-se em Gerontologia, no primeiro curso de Enfermagem da Frances Paine Bolton School of Nursing, Case Western Reserve University e PhD em Enfermagem, em 1997. Atualmente, é membro da American Nurses Association (ANA), da Sigma Theta Tau, da Midwest Nursing Research Society, da Health Ministries Association e da Langue of Woman Voters (DOWD, 2004). É também professora adjunta University of Akron College of Nursing, em Ohio, nas disciplinas Teoria de Enfermagem e Investigação em Enfermagem.
O interesse de Kolcaba pelo aprofundamento sobre conforto iniciou-se quando a teorista era enfermeira coordenadora de uma unidade de saúde para idosos com Alzheimer, na ocasião, concebia conforto como um estado desejado para aqueles pacientes, ao realizarem atividades especiais.

Devemos ressaltar que a evolução do conceito sobre conforto na enfermagem se descreve em três categorias cronológicas: de 1900 até 1929, o conforto foi considerado como um foco central e um imperativo da enfermagem. Nas décadas de 30, 40 e 50, o conforto foi reconhecido como uma estratégia para alcançar os aspectos fundamentais dos cuidados de enfermagem. Contudo, nas décadas de 60, 70 e 80 o conforto passou a ser um objetivo menor dos cuidados de enfermagem em detrimento do foco nos cuidados físicos, não obstante a atenção sobre os cuidados a nível emocional ser dada em casos em que não era possível o tratamento médico, ou seja, em situações paliativas.

Desenvolvimento

A teórica Katherine Kolcaba nasceu nos Estados Unidos, é enfermeira, graduada em 1965, pela St. Luke’s Hospital School of Nursing, em Cleveland, Ohio. Tem Ph.D em Enfermagem pela Frances Paine Bolton School of Nursing, na Case Western Reserve University, em 1997. É membro do Conselho de Elderlife, uma

Relacionados

  • Teoricos da enfermagem
    2530 palavras | 11 páginas
  • Conforto ambiental
    2881 palavras | 12 páginas