Justiça para todos
A desigualdade está presente nos mais diversos países, sejam eles ricos ou pobres, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países subdesenvolvidos, onde existe desigualdade na distribuição de renda, má administração dos recursos, falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação, Falta de oportunidades de trabalho, corrupção e o principalmente em países q são capitalistas.
O conceito de desigualdade vem dez dos tempos antigos onde o homem primitivo usava a força, inteligência, combates e meios de ação mais elaborados, para então estabelecer domínio e liderança sobre os demais, gerando, assim, as primeiras relações de desigualdade social.
Mas Tudo indica que o agravamento desse processo de desigualdade surgiu com o capitalismo, ou seja, o sistema que visa a propriedade privada e acumulação de bens, desencadeado assim um sistema de competição entre classes sócias.
No Brasil o sistema capitalista começou com a implantação de industrias por volta de 1930, gerando assim o acúmulo muito maior de capital por parte dos empresários (principalmente empresas estrangeiras, que instalavam suas indústrias no Brasil, pelo menor custo de mão de obra), fazendo, assim, a economia crescer, e na mesma proporção da economia, a desigualdade social, cujos trabalhadores, por baixíssimos salários e quase sem nenhum direito trabalhista, forneciam a mão de obra às indústrias, fazendo-as lucrar.
Mas haveria solução para a desigualdade no mundo? Segundo Karl Marx, sim. Marx apontou q a solução para esse problema seria a implantação do socialismo na sociedade como forma de luta contra as desigualdades, visto que o tipo de regime socialista adotava a igualdade na distribuição de todos os recursos. E era essa distribuição, controlada pelo Estado, e a população contribuindo, por sua vez, com a sua força de trabalho; porém, sem o acúmulo de capital, que geravam desigualdades.
Mas no mundo em que vivemos atualmente,