Juntas

826 palavras 4 páginas
Juntas

Junta é todo material comprimido entre duas partes separáveis de uma união mecânica, para impedir a passagem de fluidos por um período prolongado. A eficiência de uma junta é definida pela sua capacidade de resistir a determinadas condições que estabelecerão a escolha do material e do tipo de junta. Essas variáveis são: pressão interna; carga de compressão do flange; temperatura; tipo de fluido; tipo de flange. Podemos fazer a seleção a junta pelo fator de serviço, o fator de serviço é um ponto de partida para selecionar o material de uma junta. Ele é obtido multiplicando-se o valor da pressão (kgf/cm²) pela temperatura (°C).
Aqui está o procedimento para manutenção de juntas: A. Desligue o equipamento, despressurize e faça a drenagem do sistema. Cuidado com sistemas de alta temperatura ou produtos agressivos. B. Retire os parafusos necessários e remova a junta gasta. Cuidado na separação dos flanges para não danificar as faces.
C. Faça a limpeza retirando todo resíduo das juntas e eliminando rebarbas. Avalie o estado das superfícies e o paralelismo das faces. Caso haja empenamento devesse utilizar juntas de espessuras maiores.
D. Selecione a junta adequada, considerando as condições de trabalho.
E. Aplicações práticas indicam que para flanges novos, devem-se usar espessuras de 0,8 a 1,6 m e para flanges desgastados, espessuras de 3,2 a 6,4 m. A norma DIN recomenda:
Pressão de trabalho (kgf/cm²) Espessura (m) 15 2,0

F. Observar as medidas dos furos da junta, tanto os de passagem para os parafusos, que devem ser maiores, quanto o da linha de fluxo que não pode restringir a passagem do produto.
G. Definir o torque ideal para os parafusos e utilizar a sequência correta de aperto. Para casos especiais, fracionar o torque aplicado.

Tipos de Juntas
Juntas de elastômeros
São vedações industriais empregadas em partes estáticas, muito usadas em equipamentos, flanges etc. Normalmente são utilizadas em baixas pressões e temperaturas. Para

Relacionados