Joseph Alois Schumpeter Semin Rio

2045 palavras 9 páginas
Seminário Joseph Alois Schumpeter

Capitalismo, Socialismo e Democracia.

PARTE IV - SOCIALISMO E DEMOCRACIA

Biografia -Nasceu em Triesch, território do Império Austro-Húngaro, região da atual República Tcheca, no dia 8 de fevereiro de 1883. - Faleceu em Taconic, EUA, em 8 de janeiro de 1950. - Em 1901, ingressou na faculdade de Viena para estudar Direito, formou-se em 1906, e advogou no Tribunal Internacional do Cairo.
­
- Em 1909, na Universidade de Czernovitz, começou a lecionar antropologia.

­ - Em 1912, ganhou notoriedade ao defender a “Teoria do Desenvolvimento Econômico”.

- Em 1919, tornou-se Ministro das Finanças da República Austríaca. Presidiu o banco Bidermannbank de Viena, que viria a falir em 1924. - Em 1925 voltou a trabalhar como professor na Universidade de Bonn, Alemanha.

- Em 1935 abandonou a Alemanha para fugir do nazismo, instalando-se em Cambridge, cidade de Massachusetts, EUA.

- Ainda em 1935, em Cambridge, passou a lecionar na Universidade de Harvard até o dia de sua morte. Era considerado um grande professor e pensador sobre a economia, em seu trabalho buscou integrar a sociologia aos estudos econômicos, lançando as idéias a respeito de ciclos econômicos e de desenvolvimento econômico.

- Segundo Schumpeter, toda inovação causa desequilíbrio ao mercado, e esta inovação, alem produto, pode estar inserida num novo processo de produção.

Principais obras: - A Teoria do Desenvolvimento Econômico (1912). - Imperialismo e Classes Sociais (1919). - História da Análise Econômica (3 volumes) (1964). - Capitalismo, socialismo e Democracia (1942).

Capitalismo, Socialismo e Democracia. PARTE IV - SOCIALISMO E DEMOCRACIA.

1. O EQUACIONAMENTO DO PROBLEMA.

1.1. A DITADURA DO PROLETARIADO. Até 1916 se aceitava como indissolúvel a relação entre socialismo e democracia. Os socialistas, com exceção de alguns sindicalistas, afirmavam serem os verdadeiros democratas.

1.2. A EXPERIÊNCIA

Relacionados