jornal
Não se sabe ao certo a origem exata do jornalismo e qual foi o primeiro jornal do mundo, mas os historiadores atribuem ao lendário Imperador Romano Júlio César esta invenção.
César criou a chamada “Acta Diurna”, o primeiro jornal de que se tem notícia no mundo, este que era uma publicação, oficial do Império Romano.
A “Acta” trazia notícias diariamente para a população de todos os cantos do Império (e de fora) dele falando principalmente de conquistas militares, ciência e politica.
Assim surgiram os primeiros profissionais de jornalismo do mundo, chamados correspondentes, eles eram enviados para todas as regiões para acompanhar e escrever notícias.
Desde então o jornal veio a ser aprimorado com o tempo, no sec. XX adotam a várias medidas para se tornarem mais modernos e populares. Como inserir as fotos coloridas nos jornais; começam a usar artigos com a linguagem mais popular e também criam novas sessões dando mais espaço aos esportes e ao humor. Apesar de temos no séc, XX o surgimento da televisão os jornais e a atividade de jornalismo tradicional ainda ocupam um espaço de grande destaque no mundo, sendo a segunda principal mídia estando atrás apenas da televisão.
O jornal
Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são:
O uso do “papel de impressa”-mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos;
A linguagem própria dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas, e um bem cultural que é consumido pelas massas.
Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios entre outros.
A periodicidade mais comum dos jornais é a diária, mas existem também aqueles com periodicidade semanal, quinzenal e mensal.