Jornal
Antes que jornal impresso existisse, o interesse pela notícia já era tão antigo quanto a linguagem escrita. Na antiga Roma, o governo do imperador César fundara o Acta Diurna, uma maneira oficial de noticiar os resultados das guerras, dos jogos, da igreja católica e das atividades políticas.
A Prensa de Gutenberg
Em 1440, Gutemberg desenvolve a imprensa, o que permite produzir e reproduzir volumes e impressos.
As letras que compunham para as formas de palavras.
TELEGRAFO, AJUDANDO A EMPRENSA JORNALISTICA.
No século XIX, no ano de 1844, o telégrafo foi inventado, transformando a imprensa escrita. Agora, as informações eram transmitidas em questão de minutos, permitindo relatos mais atuais e relevantes. Em meados do século XIX, os jornais se tornaram o principal veículo de divulgação e recebimento de informações. As primeiras fotografias em jornal também surgiram no século XIX.
O JORNAL MAIS ANTIGO.
O Post-och Inrikes Tidningar, da Suécia, é o jornal mais antigo do mundo ainda em circulação, tendo sido criado em 1645. A informação é da World Association of Newspaper.
Curiosidade : Imprensa amarela ou marrom?
Em 1890 a invenção da máquina de quatro cores permitiu aos jornais norte-americanos publicar textos com mais qualidades e quadrinhos de humor. Em 1894, é publicada as historinhas do desenhista Richard Felton Outcault e seu personagem “Yellow Kid”(menino amarelo) que simbolizava a briga comercial travada pelos jornais norte-americanos, para dominar o mercado e ganhar mais lucro, lançando mão de notícias “acentuadas” e exageradas para chamar a atenção dos leitores,uma imprensa sensacionalista chamada de imprensa amarela nos EUA.
No Brasil, o termo não amarelou, sendo o amarelo uma cor considerada bonita e presente na bandeira nacional, a imprensa brasileira adaptou o termo para a cor “marrom”, cor de "sujeira". Portanto toda notícia exagerada ou inventada desbota a cor da verdade dos fatos.