Joooyce

1426 palavras 6 páginas
ATIVIDADES PRÁTICAS COMPLEMENTARES DE FORMAÇÃO – CURSO
DE PEDAGOGIA - ORIENTAÇÃO AO ALUNO
Concebidas para alargar as experiências dos estudantes, garantirem a dinamicidade do curso, oxigenar e consolidar a sua formação através de um currículo flexível e integrador, as Atividades Complementares de Formação, juntamente com o Estágio Curricular Supervisionado, são momentos privilegiados de exercício da prática do futuro docente. Decorrentes ou articuladas às disciplinas, são destinadas a estabelecer uma relação dialógica entre quem ensina e quem aprende, devendo ser realizadas ao longo do curso de Pedagogia, desde seu início.
Conforme o Inciso III do Art. 8o. da Resolução Nº1, de 15 de maio de 2006
(que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em
Pedagogia, licenciatura) as Atividades Complementares incluem práticas diversas de trabalho pedagógico, como: iniciação científica, monitoria, extensão, seminários, participação em eventos e outras alternativas de caráter científico, político, cultural e artístico, que contribuam para o enriquecimento curricular do curso e o alargamento das experiências discentes. Envolvem, também, o planejamento e o desenvolvimento progressivo do trabalho de curso, além de estudos curriculares, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências educacionais diversas, de interesse dos alunos, trazendo para a sala de aula os temas complexos da realidade educacional, administrativa e pedagógica para serem discutidos e interpretados. As Atividades Práticas Complementares de Formação serão cumpridas em horário não coincidente com os de aula, sendo supervisionadas por uma
Coordenação responsável pela assistência e orientação ao aluno, de modo a assegurar o seu cumprimento, até a data final prevista no calendário escolar. Terão uma carga horária totais de 400 horas, distribuídas ao longo dos seis semestres do Curso:
1º Semestre: 80 horas 2º Semestre: 80 horas
3º Semestre: 80

Relacionados