Jogos Empresariais
Nesse artigo é citado como é possível vincular um jogo de interface simples a realidade do mercado, com operações básicas de contabilidade no momento em que vivemos, colocando em jogo empresas para disputar um mesmo segmento de mercado.
Os jogos de empresas começaram a ser utilizados em universidades americanas nos anos 50, foi adaptado como uma alternativa didática e de fácil acesso é muito utilizada no ensino superior brasileiro. O método é basicamente caracterizado pela aprendizagem vivencial de uma estrutura empresarial, complementando assim as técnicas de ensino tradicional. Por se tratar de algo experiencial e pratico os jogos somados ao ambiente fortemente participativo, focando na educação, proporciona aos alunos uma possibilidade de aprendizagem satisfatória e efetiva.
Os jogos simulados de gestão, conhecidos como “Jogos de Empresas” é uma simplificação de situações relacionada com o mundo dos negócios. Um jogo de empresas permite, em laboratório, experimentos muitas vezes não possíveis na realidade, propiciando aos jogadores novas experiências e praticas, sendo uma ferramenta adicional para o aprendizado, simulando situações reais de gestão.
O estudo dos conceitos de didática como a arte e ciência do ensino, as diferentes correntes teóricas da abordagem do processo de aprendizagem de adultos, contribuindo da teoria dos jogos para tomada de decisão, relacionando ao ensino de contabilidade.
Foi Proposto testes através de uma pesquisa experimental um “Jogo de Empresas” projetado para o ensino e aprendizagem em Contabilidade. Permitindo que o professor e aluno tenham flexibilidade na criação e formatação dos relatórios contábeis, pois existem diferentes formas de avaliação do patrimônio, resultado, e também dos usuários que necessitam de informações.
Com o enfoque na educação de adultos com e perspectiva em trabalhos em equipe com a estratégia de será aplicado dentro de um contexto de