Isay Weinfeld
"A arquitetura tem de causar infartos"
Isay Weinfeld nasceu em 1952. Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Isay Weinfeld atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta. Durante alguns anos, lecionou "Teoria da Arquitetura" na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo também sido docente na FAAP.
Seu trabalho inclui de residências a museus, de edifícios a restaurantes, de lojas de rua a lojas em shopping centers, de boates a hotéis, de cenários para peças teatrais a móveis. Apesar de cada projeto trazer inumeráveis surpresas e inovações, existe determinadas características presentes em praticamente todas as obras do arquiteto, como linhas retas, elegância no detalhamento, boas proporções ou limpeza do desenho.
O arquiteto admite que não tem qualquer referência arquitetônica no seu trabalho, mas reconhece que gosta da chamada arquitetura silenciosa (a menos espalhafatosa possível). Aliás, sendo anteriormente cineasta, alguns críticos mencionam que sua arquitetura é cinematográfica e é inclusive possível ver cenas cinematográficas em projetos como o Hotel Fasano, nos Jardins, o Espaço Havaianas, na Rua Oscar Freire, a Livraria da Vila da Alameda Lorena (e suas impressionantes portas pivotantes como uma biblioteca), a frequentada Forneria San Paolo ou a Boate Disco.
EDIFÍCIO 360°
Isay escolheu um dos pontos do Alto de Pinheiros para planejar uma das maiores inovações arquitetônicas para São Paulo. Com fachadas dinâmicas e uma visão privilegiada da cidade em qualquer ponto do prédio, o 360 apresenta também amplas varandas que podem apresentar-se como verdadeiros jardins ou quintais. No design das fachadas, caixas soltas e sobrepostas de forma irregular delimitam as dimensões de cada apartamento, ou seja, além de uma visão privilegiada, o edifício se diferencia do padrão e comporta estilos de famílias diversificados já que essas ‘’caixas’’ apresentam tamanhos