INVESTIGANDO AS PRÁTICAS DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO UM GRUPO DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA)

4588 palavras 19 páginas
INVESTIGANDO AS PRÁTICAS DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO UM GRUPO DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA)
Eduardo Manuel Bartalini Gallego
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da linha de pesquisa Matemática, Cultura e Práticas Pedagógicas, da Universidade São Francisco, campus Itatiba-SP.

Resumo:
A presente pesquisa foi desenvolvida em um grupo constituído por estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade local de uma cidade do interior do estado de São Paulo e professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal dessa mesma cidade e que fazem parte do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. A pesquisa está sendo desenvolvida em uma abordagem qualitativa, a partir da constituição de um grupo que, em alguns momentos, vem assumindo dimensões colaborativas. Buscamos responder a seguinte questão: Como a interação entre professores e futuros professores em grupo do PIBID pode contribuir para a prática docente das futuras professoras e das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que fazem parte do grupo?. Nosso objetivo é investigar o movimento de mobilização e produção do conhecimento matemático que emerge na interação entre futuros professores e as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, no interior do grupo, bem como analisar as reflexões produzidas pelas professoras sobre os processos de ensinar e aprender matemática quando compartilham suas práticas no grupo. Para tanto, houve o acompanhamento do grupo em encontros quinzenais nas oficinas de educação matemática, que foram audiogravadas e transcritas. Também foram realizadas entrevistas individuais com as professoras que atuam nos anos iniciais e com os estudantes de Pedagogia, futuros professores. Essas entrevistas foram textualizadas para que fossem apresentadas as “vozes” dos atores envolvidos na pesquisa. Além das

Relacionados