INTRODUÇÃO A GEOENGENHARIA
Introdução
Neste presente trabalho, iremos falar sobre a procura de matéria-prima e recursos naturais para obras de engenharia, no âmbito da contribuição da geologia em obras de engenharia.
Com este trabalho pretendemos levar ao leitor, à entender o que é matéria-prima e recursos naturais, quais são as etapas da procura dos mesmo, que aspectos levar em consideração na procura deles. Mencionare-mos também alguns dos recursos mais usados nas obras, e transformação e aplicação como matéria-prima e importância desses recurso.
Mencionare-mos alguns riscos geológicos e falaremos de um deles, mencionare-mos também as vantagens do estudo da geologia em obras de engenharia e possiveis desvantagens na falta do mesmo.
Procura de matéria-prima e recursos naturais
Nas sociedades modernas, como a em que nos vivemos, para que as nossas actividades sejam feitas com sucesso nós recorre-mos a alguns recursos.
Em obras de engenharia principalmente, a existência de recursos naturais, transformado em matéria-prima e crucial, para que as obras sejam feitas com sucessos.
Para tal, a intervenção de geologia e crucial, pois ela e que faz a avaliação dos recursos necessários para tais obras, fazendo esta, o estudo dos recursos visando no melhor aproveitamento da matéria em benefícios do Homem. O estudo feito pelo geólogo em obras de engenharia também compreende a aplicação dos conhecimentos geológicos para a resolução de alguns problemas de engenharia civil, em especial nos segmentos da construção de rodovias, ferrovias, barragens, abertura de túneis e canais, fundações de entre outros.
E o que são os recursos naturais e matéria-prima?
Recursos Naturais - são elementos da natureza úteis para o Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral.
Existem dois tipos de recurso naturais:
- Renováveis são elementos