Introdução ao serviço social
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
As primeiras manifestações no Brasil
PORTO SEGURO
2013
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Aluna: Dalilla da Silva Souza e Tatyana Barbosa Carqueija
SERVIÇO SOCIAL
As primeiras manifestações no Brasil
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Introdução ao Serviço Social do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Patrícia Dantas Vergasta e da tutora Profª Isadora Santos Cardoso.
PORTO SEGURO
2013
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentadas as primeiras ações do Serviço Social no Brasil. Será exposto o seu surgimento, suas características neste primeiro momento e as transformações que o mesmo sofreu graças à evolução do processo político-histórico da época.
2. AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
No Brasil as primeiras manifestações de ação social são executadas pela Igreja Católica no ano de 1920. Essa iniciativa foi tomada com o intuito de retomar o poder que essa instituição exercia anteriormente sobre os aspectos sociais, culturais e políticos da sociedade, e que devido às transformações histórico-políticas da época, vinham sendo perdidos. Em 1930 a igreja conquista novamente seu status de entidade religiosa predominante em nosso país, graças ao então presidente Getúlio Vargas, que não tomou partido pela causa meramente por um instinto social, mas sim, com objetivo de alavancar seu poder político sobre a sociedade, tendo em vista que a igreja exercia forte poder de ação minimizadora dos problemas gerados pela desigualdade social, que surgiram graças ao novo modo de produção industrial em que vivia o Brasil. Vargas logo percebeu que sua parceria junto à entidade católica