Introdução ao serviço social
CURSO SERVIÇO SOCIAL
EDIVANE MARIA FALEIRO REIS
ÉRICA EVANGELISTA CALDAS
MÁRCIA FIGUEIREDO DA SILVA
MARCIA TAVARES NUNES
ATIVIDADE ORIENTADA 1
INTRODUÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL
Salvador 2012
UNIVERSIDADE SALVADOR-UNIFACS
CURSO SERVIÇO SOCIAL
EDIVANE MARIA FALEIRO REIS
ÉRICA EVANGELISTA CALDAS
MÁRCIA FIGUEIREDO DA SILVA
MARCIA TAVARES NUNES
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Salvador- UNIFACS como forma de avaliação da disciplina, introdução ao serviço social com a orientação da Prof.ª Patrícia Vergasta.
ATIVIDADE ORIENTADA 1
INTRODUÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL
Salvador 2012
Desde os seus primórdios na década de 30, a profissão de Assistente Social, teve suas bases atrelada a Igreja católica, contudo a ação da mesma era de disseminar o catolicismo e controlar a classe operaria, percebendo com isso, uma oportunidade de alcançar seus objetivos através do serviço prestado pelo profissional do serviço social. Dessa forma o assistente social tinha a função de impedir que houvesse manifestações dos operários contra a politica da época, pois a igreja era reconhecida pelo o governo como uma aliada.
A profissão obteve muitas conquistas, as quais marcaram a sua trajetória. Com o apoio da igreja que tinha uma aliança com o governo, permitindo assim a criação de escolas de formação de assistentes sociais, como também leis que regulamentou a profissão dentre outros, porquanto o mesmo via o trabalho social que a igreja realizava junto aos operários da indústria, como uma forma de favorecimento a governança. A base principal dos profissionais do serviço social era formada entre as mulheres dos setores burgueses – classe dominante na epoca. Visão da igreja de que as mulheres já nasceram com o dom de ajudar, cuidar e ensinar.
Ao desenvolver esse trabalho discorendo sobre os principais acontecimentos que marcou a profissão do serviço social, percebe-se que as dificulades encontradas