Introdução ao serviço social
Camaçari / BA
AÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Serviço Social no Brasil nas décadas de 1930 a 1940
Abril de 2013.
Camaçari / BA
INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL
A profissão surgiu com a ascensão da sociedade burguesa nas primeiras décadas. Quando o Serviço Social chegou ao Brasil, o país direcionava-se ao processo de industrialização econômico, social, político e cultural. Com as mobilizações e reclamações da classe trabalhadora nas primeiras duas décadas do século passado, abre-se o debate sobre a questão social em toda sociedade, o que obriga o Estado, a Igreja e a burguesia a se posicionarem diante dela.
A luta pela vida, pela sobrevivência, pelo trabalho, pela liberdade, levava o proletariado a avançar em seu processo organizativo, o que era visto com muita apreensão pela burguesia. Unindo-se ao estado e a Igreja, como poderes organizados, a classe dominante procurava conceber estratégias, como força disciplinadora e desmobilizadora do movimento proletário (Martinelli 2001, p. 122).
Até o momento não existia nenhum meio ou didática, a cerca dessa profissão. As condições dessa profissão foram crescendo de acordo com a mobilização do Estado no processo de regularização. Na época, o Serviço Social era concebido como uma missão, que tinha por objetivo fazer o bem a todos.
Em 1940 os assistentes sociais trabalhavam nas igrejas católicas realizando ações como nas áreas de saúde, educação, habitação e agricultura e assistência. Trabalhava-se em conjunto com as organizações como: o SESI, SENAI, SESC e SENAC de forma desconhecida na época como tal. O surgimento das grandes instituições sociais está relacionado ao aprofundamento das contradições desencadeadas a partir da Segunda Guerra Mundial e à crise política e social que precede a desagregação do Estado Novo. Após 1939, assiste-se