Intoler Ncia Religiosa
Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas. O Brasil é um pais que possui diferentes culturas, com várias influências religiosas como : Católica, Espírita, judaica , Umbanda , Candomblé, Evangélica e outras. Com o crescimento da diversidade religiosa no Brasil é verificado um crescimento da intolerância religiosa e vem sendo comparada a qualquer outro tipo de preconceito.
No Brasil predomina a comunidade católica, portanto existe uma lei onde é assegurado a livre escolha religiosa, como também a liberdade de expressão ,porém indivíduos não interpretam isso da forma correta e preferem não respeitar e falar o que quiserem muita das vezes discriminando a escolha de outros, felizmente tal intolerância não chega a ser tão radical quando comparado a outros países onde a intolerância religiosa chega ao ponto de matar o individuo por o simples motivo de não pertencer a mesma religião que a sua. Os ataques vão de manifestações de preconceito na escola e no trabalho a ofensas pessoas, ameaças e tratamentos diferenciados mas são atos pouco registrados e denunciados.
A prática de intolerância religiosa, de acordo com a legislação brasileira é crime e há vários dispositivos que condenam tal discriminação ,mas mesmo assim o Brasil está longe de acabar com esse mal. O preconceito é real, entretanto não podemos generalizar, pois assim como existem tantas religiões, existem também inúmeras pessoas e opiniões distintas.
Logo percebemos que o essencial para resolver este caso não é só ensinar que o respeito deve prevalecer, mas também que medidas mais rápidas sejam tomadas, revendo tais atos, com punições mais severas para crimes de ódio. Para assim garantirmos o respeito à liberdade de culto em um Estado laico.