Inteligência em fontes abertas: um estudo sobre extração de informações do diário oficial da união
DALYLEIDE COUTINHO DE SOUSA
GABRIEL ALEXANDRE DE FREITAS SILVA
INTELIGÊNCIA EM FONTES ABERTAS: UM ESTUDO SOBRE EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação.
Orientador: Prof. MSc. Candido Guerreiro Salgado
Brasília
01/2011
[pic]
Monografia de autoria dos alunos Camilo Damasceno, Dalyleide Sousa e Gabriel Silva, intitulada “Inteligência em Fontes Abertas: Um estudo sobre extração de informações do Diário Oficial da União”, apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação da Universidade Católica de Brasília, em 19 de Novembro de 2011, defendida e aprovada pela banca examinadora abaixo assinada:
__________________________________________
Prof. MSc. Candido Guerrero Salgado
Orientador
Ciência da Computação – UCB
RESUMO
A informação tem ganhado destaque dentro das organizações por prover conhecimentos que as auxiliem a melhorar seu trabalho. Para obtê-las, além de utilizarem as fontes internas, as empresas estão, cada vez mais, recorrendo às fontes abertas. Graças à Internet, é possível obter uma vasta e crescente quantidade de informações através de fontes abertas, o que fez com que, até as organizações que produzem e trabalham com de informações, reconhecessem a importância dessas fontes e passassem a utilizá-las como matéria prima. Fontes abertas são informações disponibilizadas gratuitamente e muitas delas podem incorporar conhecimento relevante à organização, porém, o fator prejudicial de seu uso é justamente tratá-las para análise, por, normalmente, se tratarem de fontes desestruturadas, o que