Int. ciências sociais e politicas
É necessário, para entender a importância do estudo das ciências sociais e políticas dentro das praticas contábeis, o conhecimento individual do conceito fundamental de ciências sociais, políticas e contábeis. Entende- se como ciências sociais o estudo do comportamento humano, as relações humanas e o desenvolvimento em sociedade. Esta ciência é responsável por estudar as normas de convivência do homem e do modo de sua organização social.
Isso reflete nas praticas contábeis para o entendimento do individuo e suas relações de consumo, bem como o reflexo que elas causam no meio que este indivíduo esta inserido. É importante ressaltar, que estas relações de consumo não se restringem apenas a equação de oferta e demanda de produtos físicos relacionados ao desejo material e a subsistência, mas também tange aos anseios impalpáveis, como a manutenção do status social, ou seja, não só a importância de adquirir, mas ser reconhecido por estar adquirindo.
Com relação à ciência política, o conceito nos remete ao estudo dos sistemas e processos políticos, e envolve o estudo da estrutura e das mudanças desta estrutura bem como o processo de gestão dentro de uma organização, que tenta assegurar segurança, justiça e direitos civis. Este conhecimento contribui a pratica contábil para que se possa prezar a manutenção dos deveres e direitos fundamentais do individuo, e como este processo se reflete na sociedade em geral.
Então, o estudo das ciências sociais e políticas contribuem dentro da ciência contábil para que o profissional tenha subsídios para gerir, controlar e coordenar o processo produtivo, bem como, ter meios de analisar os diversos acontecimentos, de modo a suprir com informações relevantes uma determinada instituição para que as decisões em relação em relação ao comportamento desta instituição nos âmbitos econômicos, sociais e políticos possa ser balizada de forma correta.
Bibliografia