Instrumentalidade - estudo orientado

1316 palavras 6 páginas
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA- FAMETRO
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL – 4° SEMESTRE

INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

Fortaleza- CE
2013

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Instrumentalidade do Serviço Social

ESTUDO ORIENTADO- TRABALHO INDIVIDUAL
Referência: Trindade, Rosa Lucia Prédes. Desvendando as determinações sócio- históricas do instrumental técnicos-operativo do Serviço Social na articulação entre demandas sociais e projetos profissionais. In: temporalis/ABEPSS, 2004.
Questões:
1. Situar a perspectiva teórica de compreensão dos instrumentos e técnicas na intervenção do Serviço Social.
2. A natureza da profissão.
3. Diferença dos instrumentos e técnicas utilizados na esfera da produção material (homem x natureza) x técnicas sociais utilizados na regulação das relações sociais (ações de produção e reprodução social).
4. Conceito e discussão sobre a técnica; Instrumental técnico-operativo.
5. Aprimoramento das técnicas.
6. Como surgem as tecnologias sociais e com que finalidade?
7. Mecanismos reguladores e moralizadores das relações sociais e o surgimento do racionalismo: caracterização conceitual desse paradigma (fenômenos sociais, instrumentalidade, tecnologia social, sociedade e técnica)
8. Peculiaridade operatória dos instrumentos e técnicas sociais – mediação, subjetividade, as técnicas e a capacidade teleológica dos sujeitos.
9. Caracterizar a historicidade da instrumentalidade do serviço social organizando um quadro informativo enfatizando por períodos, conforme apresentação da autora (surgimento di serviço social, 1 fase de profissionalização do S.S: década de 30-40; Década de 70- Modernização Conservadora; Reatualização do Conservadorismo; Intenção de Ruptura- Renovação Social). Expor por períodos como se apresentava cada eixo abaixo:
*Projetos profissionais
*Compreensão do objeto profissional e os objetivos
*Instrumental

Relacionados