Instalações Hidraulicas
Integrar atuação de projetista, instaladora e construtora, com execução de pavimento teste para treinamento, otimiza execução dos serviços
Por Lila de Oliveira
Os projetos de instalações hidráulicas, desenvolvidos por escritórios especializados, são entregues às empresas instaladoras e devem contemplar a rede de distribuição - formada por barriletes, colunas, ramais e sub-ramais - e a especificação dos materiais. Isso significa que incluem reservatórios inferior e superior, bombas, tubos, válvulas, medidores, ligações externas, peças de conexão e, eventualmente, cisternas para o reaproveitamento da água, contemplando todas as fases da obra, desde o início até a execução dos acabamentos.
Especificação
O tipo de material utilizado nas instalações hidráulicas, seu tamanho e espessura devem estar listados no memorial descritivo fornecido pelo projetista especializado, pois variam conforme o escoamento e os fluidos a serem transportados. "No caso das tubulações de água fria, por exemplo, o escoamento é pressurizado, enquanto a condução do esgoto é feita por gravidade", esclarece Helio Narchi, professor de engenharia civil do Instituto Mauá de Tecnologia.
"É claro que existem materiais mais sofisticados e, consequentemente, mais caros, porém algumas especificações, como os sistemas de bombeamento de recalques de água e de esgoto, independem do padrão da obra", afirma Renato Genioli Júnior, coordenador do Grupo de Instalações Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).
Segundo Daniel Gallo, engenheiro da Yuny Incorporadora, os tubos destinados ao transporte de água quente podem ser de cobre, PPR ou PEX, enquanto a água fria tem também a opção das tubulações de PVC. "Para esgoto e águas pluviais, indica-se o ferro fundido, o PVC e o PP", diz.
Como muitas vezes a instaladora sugere mudanças nas especificações - seja pelo custo de um ou mais produtos