INFLUÊNCIA DO MÉTODO DE ATAQUE E MÉTODO DE LIMPEZA NA CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DO AÇO COMPLEX PHASE.

1589 palavras 7 páginas
1. INTRODUÇÃO

Com o crescimento da tecnologia nas indústrias automotivas, na década de 70, visando uma significativa melhoria nos materiais presentes nos automóveis, capazes de reduzirem o peso e assegurando outros fatores exigidos pelas montadoras como, por exemplo, a resistência. Com isso, as indústrias siderúrgicas concentraram suas linhas de pesquisas no desenvolvimento de novos aços com melhores propriedades.
Em 1994, foi constituído um consórcio dos principais produtores de aço do mundo para desenvolver um novo conceito de fabricação de automóveis, denominado ULSAB. Este consórcio teve como principais objetivos o desenvolvimento de um automóvel leve, seguro e eficiente quanto ao consumo de combustíveis. Um dos pontos mais importantes para a redução do peso foi a utilização de novos tipos de aços, entre os quais os aços de alta-resistência e os aços avançados de alta resistência. Dentre os aços avançados de alta-resistência, destacam-se os aços bifásicos (DP), de plasticidade induzida por deformação (TRIP) e de fases complexas (CP).
Aços complex-phase (CP) apresentam uma morfologia bastante peculiar de fases duras e de menor dureza intercaladas, combinada com precipitados finos e dispersos entre as fases.
Suas propriedades mecânicas são caracterizadas por uma alta resistência, boa conformabilidade, alta absorção de energia e capacidade de deformação com um alongamento de aproximadamente 10%, isso pode ser analisado na figura 1, onde há a comparação entre os aços avançados de alta resistência.

Figura 1: Relação limite de resistência e alongamento total dos aços avançados de alta resistência (GORNI, 2008).

Diversas técnicas de caracterização microestrutural têm sido desenvolvidas para análise qualitativa de aços multifásicos, como o “complex-phase”, ou seja, quando há coexistência de diferentes fases ou constituintes, como, por exemplo, ferrita, austenita retida, martensita e bainita.

2. OBJETIVOS

No contexto, o

Relacionados

  • TCC HENDRICKY CALIARI FINAL1
    15159 palavras | 61 páginas
  • Tese 027 Ricardo Adriano Dos Santos
    25730 palavras | 103 páginas
  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas