Influ Ncia Das Atividades F Sicas Nos Per Odos Hist Ricos
História e Teoria da Educação Física
Vitória
2015
As influências das atividades físicas nos períodos Pré-História, Antiguidade,
Idade Média e Renascimento.
Os seres humanos primitivos já faziam uso da prática da atividade física, sendo de uma maneira inconsciente, pois o modo como ele viviam os obrigava a usar o corpo por que era preciso deslocar-se de um local para outro (nômades), sendo assim para a sobrevivência dependiam do ato físico. Cita MORAES(2009):
“Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.”. (MORAES, 2009, p.1).
Com o aperfeiçoamento de suas habilidades eles foram se tornando sedentários e com isso aqueles que continuavam a se deslocar invadiam o espaço de quem estava fixos, então foi preciso treinar para lutar fortificando o corpo para defender-se dos animais e para o combate protegendo suas terras. Na pré-história se praticava a dança usada muito em caráter ritualístico utilizando movimentos corporais preparando os jovens para a vida social, já faziam também o uso dos jogos principalmente praticados com bola numa espécie de preparação para a vida adulta, passando assim ao surgimento de uma concepção esportiva.
Na antiguidade como os povos já estavam mais civilizados a atividade física passou a ser mais vista, os povos do oriente a utilizava mais para guerras, terapias, esportes e educação envolvendo a religião, mais foi com o povo do ocidente que a história da Educação Física tornou-se autêntica, eles consideravam que o desenvolvimento intelectual, espiritual e físico tinham que ser na mesma proporção apesar de não terem tido a mesma importância. Dentro dos períodos da história das civilizações gregas vimos como as civilizações se relacionavam de maneiras e objetivos