Inconfidencia Mineria

812 palavras 4 páginas
O que foi a inconfidência minera:
O movimento mineiro foi o primeiro a realmente manifestar com clareza a intenção da colônia de romper suas relações com a metrópole. Outras rebeliões já haviam ocorrido na colônia que, no entanto, possuíam reivindicações parciais, locais, que nunca propuseram a Independência em relação a Portugal.
A importância da Inconfidência Mineira reside no fato de exprimir a decadência da política colonial e ao mesmo tempo a influência das ideias iluministas sobre a elite colonial que, na prática, foi quem organizou o movimento. A Inconfidência Mineira foi a revolta dos mineiros contra o domínio português, o líder dessa revolta era Joaquim José da Silva Xavier, ou como é mais conhecido, Tiradentes, tendo ele um papel muito importante nessa revolução. Portugal estava mandando no Brasil e com a idéia te conseguir mais lucros do Brasil eles criavam novos impostos, tentando impedir isso e tomar o controle de Minas, um grupo de revolucionários decidiu proclamar a independência em Minas.
O que queriam os incofidentes
A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país;
Liberta o Brasil de Portugal, criando uma república, com capital em são João Del Rei;
Desenvolver indústrias no país;
Criar uma universidade em Vila Rica, uma vez que a classe alta preocupava-se com a instalação do ensino superior no país;
Criar o serviço militar obrigatório;
Incentivar a natalidade (preocupação com o povoamento), oferecendo pensões para mães com muitos filhos;
Estimular a agricultura, através da doação de terras às famílias pobres;
.Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia). Principais inconfidentes e suas ocupações:
Os principais inconfidentes eram:
Os poetas Cláudio Manuel da Costa, Inácio José de

Relacionados

  • republica do brasil
    4862 palavras | 20 páginas
  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas