inclusão de criançascom sindrome de down na educaçao infantil
961 palavras
4 páginas
Fatores associados à obesidade em escolaresFactors associated with obesity in school children Rodolfo Giugliano1, Elizabeth C. Carneiro INTRODUÇÃO
A obesidade é considerada atualmente como um problema de saúde pública tanto na população jovem como na adulta. Os dados referentes às crianças brasileiras pelo Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN) e pelo Programa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN) apontam que cerca de um milhão e meio de crianças são obesas, com maior prevalência nas meninas. No entanto, esse perfil está mudando, e a obesidade vem aumentando no sexo masculino e nas classes menos favorecidas.
OBJETIVO: Analisar a relação entre obesidade em escolares e atividade física e horas de sono da criança, escolaridade e obesidade dos pais.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado envolvendo escolares de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 10 anos, o número de estudantes é de cerca de 2.500 alunos, o que corresponde a aproximadamente 2,1% dos estudantes de escola privada de Brasília. A avaliação antropométrica dos escolares foi realizada no Laboratório de Avaliação Nutricional (LAN) da UCB, onde foram medidos o peso, a estatura e as dobras cutâneas tricipital e subescapular. Os instrumentos utilizados foram uma trena metálica de parede, com precisão de 2 m/0,1 cm para a medida da estatura; uma balança com capacidade de 0 a 150 kg/100 g para a medida do peso, e um adipômetro com precisão de 0,5 mm para as medidas das dobras cutâneas.
Na primeira fase do estudo, foi calculado o IMC das crianças, dividindo-se o peso (kg) pela altura (m) ao quadrado. A porcentagem de gordura corporal (%GC) foi estimada a partir das medidas das dobras cutâneas tricipital e subescapular14. Os escolares foram, então, classificados em normais, com sobrepeso ou obesidade a partir do IMC por idade e com baixo peso nos casos inferiores ao 5o percentil do IMC por