Importância da Psicologia na formação do profissional em Contabilidade
Wagner Ferraz de Souza Soares.
3º Semestre noturno.
Ciências Contábeis.
Disciplina: Psicologia Aplicada as Ciências Contábeis.
Professor: Cássio Montalvão.
26/06/2014
Estudo Dirigido: Importância da Psicologia na formação do profissional em Contabilidade.
Com o surgimento de novas tecnologias, novas tendências, ou seja, com o passar dos anos, percebeu-se o surgimento de um profissional contábil mais capacitado dentro das estruturas organizacionais. Essas organizações que necessitam de muitas informações tais como: balanços, demonstrativos que possam reger decisões, muitas vezes, cruciais para o bom desenvolvimento das atividades e resultados.
Ai que percebo um novo profissional da contabilidade, antenado com as tendências do mercado, com as imposições das leis, sejam fiscais, penais ou de qualquer outra natureza, um profissional capaz de ao mesmo tempo ser contador, muitas vezes advogado quando requerido por fiscais do poder publico, por exemplo, administrador também para poder reger e interpretar as informações contidas nos relatórios e saber direcionar a demanda, ou será que uma mescla de todos estes profissionais com uma grande pitada de psicologia das organizações?
Fazendo uma breve leitura hoje em meu emprego percebi essa nova conjuntura que se forma, ou seja, a falta de um profissional capaz de além de suas atribuições rotineiras desempenhar diferenciados papeis em decisões diversas. A Psicologia pode e deve ser uma ferramenta indispensável nesta nova realidade organizacional que se forma e que muitas vezes nos passa despercebidos. Meu ambiente de trabalho traduziu isto, contudo ainda possuímos a cultura arcaica, tradicional e familiar em nossos ambientes diversos, muitas vezes em nossa própria formação acadêmica e com isso nos fazendo e moldando como profissionais um tanto “desligados” a nova realidade.
Acredito que a Psicologia aliada ao bom profissional, não