Impermeabilização de fundaçoes
Eduarda de Fátima Martins Machado*
RESUMO
Este trabalho apresentará a importância de uma correta impermeabilização a ser realizada em fundações de obras na construção civil, materiais, métodos e tipos de aplicação, analisando e comparando resultados obtidos em laboratório dos diferentes tipos de materiais utilizados na impermeabilização de fundações.
*Eduarda de Fátima Martins Machado Acadêmica do curso de Engenharia Civil. URI – Campus de Santo Ângelo – RS
1. Introdução
A água, o calor e a abrasão foram e serão os fatores mais ponderáveis de desgaste e depreciação das construções, a água em particular por sua imensa capacidade de penetração.
Uma impermeabilização bem planejada e executada, é relevada no objetivo de proteger a edificação de inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com a infiltração de água, alem de permitir a habitabilidade e funcionalidade da construção.
A impermeabilização de elementos de fundação de concreto armado, como blocos e vigas baldrame, além de evitar a ascensão da umidade colabora para a durabilidade da estrutura. No caso de solos ou águas agressivas em contato com as fundações, a necessidade de proteção impermeabilizante é quase que obrigatória.
Sendo assim, a impermeabilização se torna uma das etapas mais importantes na construção, proporcionando conforto e tranquilidade aos usuários finais da construção.
2. Infiltração na construção civil
Na construção civil, conforme (PICCHI, 1986, p. 160), “A patologia das edificações estuda as falhas que ocorrem nos diversos componentes ou sistemas da edificação, caracterizando as formas de manifestação e tentando identificar as causas.[...] os levantamentos apontam que as falhas mais freqüentes dizem respeito a problemas de umidade, deslocamento,