IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA SILICA NAS PEDREIRAS DA CIDADE DE VITÓRIA DE ANTÃO

1750 palavras 7 páginas
1. JUSTIFICATIVA

A exploração de maciços rochosos com o uso de explosivos em Vitória de Santo Antão provoca impactos ambientais e desconforto para a população em torno as quais estão expostas cotidianamente aos seus efeitos. Os principais efeitos ambientais se fazem sentir através do ultra lançamento de fragmentos da geração de vibrações no terreno de sobre pressão atmosférica, da emissão de materiais particulados (Poeira) na atmosfera, do aumento do nível de ruído, do assoreamento de áreas e o de drenagens adjacentes as minerações, além da alteração visual e paisagista. No caso da pedreira em Vitória o que mais impacta a cidade são as vibrações que causa rachaduras nas casas que ficam até 3 km da mineração e a emissão de matérias particulantes (Poeira) que afeta invisivelmente e causa várias doenças respiratórias tanto nos adultos e mais ainda nas crianças causando alta incidência da comunidade mais próxima e lotando hospitais e postos de saúde da cidade.
A forma de minimizar seria o emprego de técnicos através de mecanismo de pulverização de micro gotejamento distribuídos em todo o sistema de britagem (Correia transportadora para britador primário e secundário e mesa separadora) e técnicas com explosivos para implosão e não explosão assim diminuindo um pouco os impactos diretos.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Analisar os efeitos Ambientais, Socio-Economico da atividade mineraria sobre a cidade de Vitória de Santo Antão.

2.2. Objetivos Específicos
• Apontar impactos diretos da atividade mineraria.
• Dissertar sobre os efeitos da sílica sobre a cidade.
• Fundamentar tecnicamente medidas mais sustentáveis da atividade sobre o meio ambiente.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O estudo feito por análise teórica e em loco, retrata a realidade dos efeitos ambientais e sócio econômicos que atingem diretamente uma fração da população vitoriense que fica próxima ao empreendimento minerário, vamos também por meio deste estudo indicar possíveis soluções

Relacionados

  • 334 Lucio Mario dos Santos
    68727 palavras | 275 páginas
  • energia
    130919 palavras | 524 páginas