Impacto do trabalho na saude do trabalhador
Considera-se um trabalhador, aquela pessoa que mantém uma atividade laboral com o intuito de oferecer sustento próprio e para aqueles que dele dependem, seja esta atividade formal ou também na informalidade a condição é a mesma. As leis trabalhistas ainda não abrangem todos os trabalhadores, mesmo assim cada um deve se precaver para ter uma atividade segura. As leis ficam restritas à aquela fração que contribui para a Previdência Social, sendo justo ou não é assunto para outra ocasião, mas todos os trabalhadores devem colaborar para que o ambiente de trabalho seja seguro para estar livre de acidentes de trabalho, que neste caso, não terá cobertura, sendo mais difícil manter o sustento se tiver que se afastar das atividades.
Estas referências ao trabalho podem ser necessárias para avaliar a atividade desenvolvida, mas o principal foco deve ser sempre, e em todos os casos, exercer um trabalho de forma segura, a atividade desenvolvida ou a condição laboral que o trabalhador estiver inserido não pode deixar de contemplar a segurança no trabalho.
É cada vez mais comum a preocupação com o impacto que o trabalho pode exercer na saúde do profissional e como prevenir doenças que prejudiquem o desempenho do colaborador, da equipe e, consequentemente, da empresa. Mas, que doenças são essas? Há risco de o trabalhador contrair uma doença grave por conta da função que exerce?
Segundo o presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), Dr.Carlos Campos.
Ele acredita que o trabalho pode impactar, e muito, na saúde do profissional, de uma forma positiva ou negativa. Isso dependerá das condições disponibilizadas e da liberdade que esse colaborador terá