IDENTIFICAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E PRESENÇA DE FATORES AGRAVANTES DA DESNUTRIÇÃO EM PACIENTES HOSPILATILAZOS PORTADORES DE MOLÉSTIAS INFECTO-CONTAGIOSAS

6915 palavras 28 páginas
1. INTRODUÇÃO

A Nutrição possui uma relação direta com quadros de infecção, uma vez que ela pode agravar ou melhorar o quadro infeccioso, pois nesse período ocorre uma cascata de eventos metabólicos na tentativa de combater o agente infeccioso, ou ao menos amenizar seus efeitos deletérios sobre o organismo. Todas as reservas de nutrientes são mobilizadas, sendo de extrema importância sua reposição e manutenção através de uma nutrição adequada (AUGUSTO et al, 1999; WOLF; KEUSH, 2003).

A Tuberculose e o HIV+/AIDS, são exemplos de doenças infecto-contagiosas que causam grandes danos ao organismo (FUNDAÇÃO NACIONAL DA SAÚDE, 2002).

A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (Mtb), que se localiza mais freqüentemente nos pulmões. É transmitida por gotículas expelidas durante a fala, espirro ou tosse dos pacientes infectados em ambientes pouco arejados. No Brasil sua prevalência é de 58/100.000 casos/habitantes, com cerca de 50 milhões de infectados. Seu diagnóstico é demorado, uma vez que os primeiros sintomas podem demorar até 3 meses para surgir; mas após o diagnóstico e tratamento completo, que tem duração de até 6 meses, 95% dos casos são curados. Durante o tratamento o paciente não deve ingerir bebidas alcoólicas e deve manter uma alimentação saudável e balanceada (SOUZA; KRITSKY, 1999; MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006; BERTAZONE; GIR; HAYASHIDA, 2005; JOB et al, 1998; PEREIRA, 2005).

O HIV+/AIDS, é uma doença que se manifesta no organismo após a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse vírus age no interior das células do sistema imunológico – os linfócitos TCD4+, deixando o organismo susceptível a vários tipos de doenças e infecções. É transmitido pelo sangue e hemoderivados, sêmen e leite materno de mães HIV+. No Brasil já foram notificados cerca de 200 mil casos, com uma incidência de 36,3 casos por 100 mil habitantes. A doença possui três estágios: infecção pelo HIV; desenvolvimento da doença com destruição das

Relacionados